Street Food, o que é?

Street Food (comida de rua) é um conceito de comida feita no momento, pronta a comer e é vendida numa rua ou local público, por vendedores ambulantes, muitas vezes, numa tenda móvel ou até mesmo sobre rodas.

Street Food é um fenómeno, uma curiosidade e tendência para todos aqueles interessados em gastronomia. A comida de rua tornou-se um componente quase obrigatório na oferta turística, permitindo o seu enriquecimento e diversificação.

Tornou-se uma tendência no Mundo, e Portugal não é exceção. Uma vez que Portugal é também muito conhecido pela sua gastronomia que alicia muitos e cada vez mais turistas.

“O street food é uma das mais importantes mega tendências mundiais em gastronomia, nos próximos anos.”
Estudo “Tendências Em Turismo Gastronómico” Da AYR Consulting 2015

Origem da Street Food

O conceito de “Street Food”, comida de rua, não é novo, na verdade é bastante antigo.

Tudo começou na Grécia antiga, onde o peixe frito fazia parte da comida de rua. As populações mais desfavorecidas não tinham cozinhas em casa e, por isso, tinham que se alimentar nas ruas. Assim como na China, os alimentos também eram servidos à população mais pobre, enquanto os cidadãos mais ricos mandavam os seus empregados comprar as comidas de rua para depois serem consumidas por eles mesmos nas suas casas. 

As batatas fritas foram provavelmente a origem da street food, como uma comida de rua. Na década de 1840, surgiram as famosas french fries, em Paris.

Apesar de alguma da street food ter origens regionais a maioria acaba por expandir-se além da sua região de origem. A maioria da street food é também classificada como finger food (comer com os dedos) e fast food (comida rápida) onde, em média, é mais barata que uma refeição servida num restaurante. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, 2.5 biliões de pessoas recorriam à street food diariamente, em 2007.

Origem do Food Truck

Depois da Guerra Civil, muitas pessoas começaram à procura de novas oportunidades, cruzando o país. Esta expansão criou uma necessidade grande de alimentos e para suprir esta necessidade, pecuaristas percorriam enormes distâncias transportando o gado de uma ponta à outra do país e, como as ferrovias ainda não tinham chegado aquelas redondezas, acabavam por ficar vários meses nas estradas, com pouca coisa para comer.

Em 1866, Charles Goodnight, enquanto se preparava para a longa viagem para levar o seu gado, do Texas para o estado do Novo México, Goodnight teve a ideia de comprar uma carroça que tinha pertencido ao Exército e adapta-la com uma cozinha.

Em 1872, um vendedor chamado Walter Scott cortou janelas num pequeno vagão coberto e estacionou-o à frente de um escritório de jornal local em Providence, e decidiu vender tortas e café a jornalistas e assessores de imprensa apressados, que por muitas vezes trabalhavam até tarde.

Passado várias décadas, imigrantes mexicanos trouxeram a cultura do “taco truck” para a Califórnia e o conceito foi-se diversificando aos poucos, mas, durante muito tempo, os food trucks eram sinônimos de hambúrgueres, cachorros-quentes, gelados e, naturalmente, tacos.

A revitalização dos food trucks surgiu no fim do ano 2000 nos EUA com o início da recessão económica. Visto os mesmos serem uma forma mais barata e fácil de levar a comida aos seus consumidores.

Ao longo dos anos, verificou-se uma melhoria continua na qualidade e variedade dos produtos deste setor, apesar de serem confecionados em espaços reduzidos, as trucks, estão preparadas e higienizadas de modo a proporcionar a máxima qualidade de confeção.

O próprio design do food truck e a sua exposição em vias de passagem do público-alvo já servem como peças de divulgação de grande eficácia. As food trucks são um recurso turístico em alguns destinos, sendo que a presença de vendedores nos locais traz mais vida e cor para esses destinos e acaba por atrair turistas.

1º Festival de Street Food em Portugal

O primeiro festival de street food em Portugal aconteceu de 4 a 12 de abril de 2015 nos jardins do Casino do Estoril, em Cascais. Segundo a Agência Lusa, este festival reuniu cerca de 50 empresários desta área e mais de 100 mil visitantes, o que resultou numa faturação total de 350 mil euros.